quinta-feira, 28 de julho de 2016

Perashat Matot

לרפואה ולברכה, לחנה בת פאולו ומשפחתה
Para cura e para benção, por Ana filha de Paulo e sua família
Depois de haver passado as mitsvot relativas aos sacrifícios e as festas, D'us agora convoca os líderes do povo e dá as mitsvot relacionadas a votos (nedarim) e juramentos (shevu'im). Logo em seguida D'us ordena a Moshé que convoque o povo para fazer guerra contra os midianitas pelo que eles fizeram com o povo de Israel, deixando todos os homens midianitas mortos, e dentre os mortos estava Bilam ben Be'or, que fora quem deu o conselho de entregar as mulheres midianitas para fazer Israel tropeçar.
Depois da guerra, D'us fala ao povo sobre como proceder com os utensílios espoliados. Daqui aprendemos as leis sobre casherização de utensílios que pertenceram a um não-judeu.
As tribos de Reúben e Gad solicitam a Moshé que lhes dê as terras a leste do rio Yarden como herança. Moshé lhes repreende por desejar descansar enquanto as outras tribos continuam as guerras pela conquista da Terra de Israel, mas concorda em lhes dar aqueles territórios com a condição de que eles se apressem e lutem junto com seus irmãos – o que foi prontamente aceito. Metade da tribo de Menashé também ganha territórios junto de Reúben e Gad do lado oriental do Yarden.

Um pensamento: Por que a perashá começa dizendo "E disse Moshé aos líderes das tribos de Israel", diferente da maioria das outras partes da Torá onde fala ou D'us dizendo a Moshé ou Moshé dizendo ao povo? Segundo Rashi, a ideia aqui foi dar honra aos líderes, ensinando-os primeiro, para só depois esses líderes ensinarem ao povo - de fato, todas as mitsvot foram entregues desta forma, mas aqui a Torá quis reforçar a ideia de estudo.

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