quinta-feira, 10 de março de 2016

Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas?

Você já deve ter se perguntado porque o justo sofre e o ímpio prospera sem aparentemente pagar por seus pecados ou até mesmo porque coisas ruins acontecem a pessoas boas.
Primeiro, tenha em mente que ninguém é "completamente justo" nem "completamente ímpio", os justos cometem suas injustiças, bem como os ímpios cometem atos de bondade e justiça e, principalmente, que você não sabe o que acontece na intimidade de outra pessoa.
Na vida há situações que servem pra nos testar, repreender ou punir e não conhecemos o íntimo de ninguém para julgar. O que nos parece uma "injustiça" pode ser uma punição por algo, ou até mesmo aquilo que nos parece injusto pode ser sustentado por algum mérito, como foi dito "o mundo é julgado com bondade, e tudo é de acordo com a maioria das ações". (Pirkei Avot 3)

Então, porque crianças e pessoas aparentemente inocentes sofrem?

Segundo a mística judaica, a reencarnação é na maioria das vezes tida como uma segunda chance pra que venhamos consertar nossos erros de outrora, como no caso de um ser que passou a vida toda como errante porém no último momento de sua vida se arrependeu e buscou teshuvá: ela até pode conseguir perdão, mas não está isenta das consequências de seus atos e a reencarnação serve como segunda chance pra consertar seus erros e receber a paga por eles, por isso o sofrimento. Pode até parecer injusto, pois o corpo é outro, mas a neshamá é a mesma.

Há uma história que contam sobre o falecido rav Mordechai Eliyahu zatsa"l de que certa vez seus alunos foram lhe visitar e, sem ele saber, escutaram ele rezando a D'us dizendo "se estas são as dores que Tu darias ao povo judeu, as dê para mim". O amor dos grandes tsadikim (justos) pelo povo judeu chega ao ponto de eles carregarem a carga que o povo deveria suportar - o Zohar cita um tsadik, Rabi Elazar, que suportava as dores do povo judeu.

E como acontece a "lei da retribuição"?

Certas ocasiões nos deixam confusos, como por exemplo uma pessoa que comete lashon hará contra seu ex e teme que o futuro e/ou atual cometerá o mesmo contra si. Pensar assim é ir contra o livre arbítrio, pois como disse o Rabi Nachmam de Breslev: "você faz o que quer e não o que não quer".
Quando cometemos um erro e precisamos pagar por ele, D'us simplesmente coloca em nosso caminho pessoas que tem a pretensão de fazer algum mal a alguém e o faz a nós. Resumindo: ele coloca pessoas que precisam passar por algum infortúnio no caminho de quem quer fazer algum mal e usa este para repreender o outro, como tá escrito: "Tudo foi criado pelo Eterno para alcançar Seus propósitos, até mesmo o iníquo, para que atue no dia em que deve ser desencadeado o mal" (Mishlê 16:4).

Por Hannah Martins e Gabriel Abensur

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