Embora tenha sido o maior profeta que já existiu (além de ter tido o mérito de receber a Torá diretamente no Sinai, falava com D'us face a face, como o próprio D'us diz em Bamidbar 12:6), Moshe também foi considerado o mais humilde dos homens que houve sobre a Terra.
Após nascer, devido a um decreto ruim, Moshe foi colocado em uma cestinha junto ao Nilo pra que as águas o levassem. Esta narrativa contém informações muito importantes, se estudadas a fundo. Os comentaristas dizem que os astrólogos previram que Moshe seria castigado nas águas, por isso o rei promulgou o decreto; na verdade, isso foi uma interpretação equivocada do que de fato occorreria em Numeros 20:11-12, onde Moshe fere a rocha e termina proibido de entrar na Terra Santa.
Outra situação referente a isso é o fato de Moshe não ter lançado as pragas com relação as águas e a terra do Egito, pois amaldicoar as aguas e a terra que lhe acolheram em momentos imp ortante de sua vida expressaria uma ingratidão(Shemot Rabá). Não que a terra iria se magoar, mas sim a perfeicao de sua alma que exigia gratidao por seus salvadores, pois "nossos sentimentos são gratos a tudo que nos faz bem, mesmo que de forma nao intencional e inanimada." (Carta de Eliahu, do Rabino Eliahu Desler, de abençada memória).
Sua alma era tao refinada que ele se anulava em prol dos outros; quem não se lembra quando D'us quis destruir os filhos de Israel por causa do bezerro de ouro e Moshe intercedeu, praticamente "brigando" com D'us. Algumas pessoas podem interpretar a atitude de Moshe como arrogante ou desrespeitosa, mas com um olhar mais criterioso, entendemos que estava fazendo todo o possivel pra que os israelenses de então não recebessem um terrível castigo: se não fosse ele interceder, quem iria?! Quando Moshe disse "apaga meu mome", Moshe tomou sobre si a carga de Israel, pois uma pessoa meritória pode atrair pra si certas "responsabilidades" para livrar ou atenuar decretos ruins sobre a vida de alguem que não tem tanto méritos assim (como explica Isaías 53 sobre os justos de Israel, apesar de outras religiões interpretam muito equivocadamente esse profeta); se colocando entre aquele povo sem tantos méritos, ele aplacava certos decretos, pois não sendo merecedor, D'us não mandava o castigo, tanto é que a única "punição" (pelo memos que eu conheco ate agora) que recebeu foi ter o seu nome apagado da parashá seguinte (apesar de a fala de Moshe em que fala "apague meu nome do Teu livro que Tu escreveste" estar na Parashá de Ki Tissá, o nome de Moshe Rabeinu não consta em nenhum local da Parashá de Tetsavê, que a antecede).
A lição que aprendemos com a vida de Moshe é que não importa o quão alto estivermos, não podemos perder o pé no chão, a humildade e, não importa o que você passe, sempre vai ter a possibilidade de fazer o bem independente das influências ao seu redor.
Por Hannah Martins e Gabriel Abensur
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