Sabemos que a Torá é o que há de mais elevado no mundo e que através dela D'us criou o mundo, sendo ela o plano arquitetônico da criação (Mishlê 8:30); também é sabido que o povo hebreu, antes de recebê-la, passou por uma preparação (Êxodo 19: a Tora é oferecida pelo próprio D'us aos filhos de Israel que respondem: "tudo que o Eterno falou, faremos".)
Desde que a Torá foi oferecida por D'us ao povo judeu até o momento de sua outorga, houve preparação tanto psicológica quanto espiritual, como é ensinado que tanto os filhos de israel quanto "a grande mistura de povos" receberam purificação.
Todo esse processo juntamente a Torá oral foi imprescindível para que o judaísmo transcedesse ao tempo, pois a tradição passada de pai pra filho, de mestre a aluno, foi fundamental para que o judaísmo não se perdesse ou virasse uma bagunça onde cada um interpretasse a Torá a seu bel prazer dando origem a vários ramos e seitas ou até mesmo desequilíbrios tanto mental (fanatismo exacerbado) quanto espiritual.
Se por um lado o estudo da Torá nos serve como antídoto contra a yetser hará, por outro, quando a interpretamos fora de Seu sentido real, causa - nos consequências drásticas.
Não é de hoje que vemos nossa Torá sendo profanada e deturpada entre povos idolatras para sustentar crenças em deuses pagãos e inexistentes. Tudo isso deve-se a um despreparo quanto ao Seu estudo; a pessoa até que acredita na existencia de D'us, mas não quer se submeter a Ele através de Suas leis, por isso se vê na autoridade de anular Sua Lei para criar a sua própria lei argumentando que a Lei de Moisés é dura demais. Só pra lembrar, não foi Moisés o legislador, mas sim o próprio D'us.
Grande parte das religiões e seitas entituladas "abraanicas", cuja a base é a Torá, originam-se em uma má interpretação desta, que em muitas vezes causa até desequilíbrio psicológico e espiritual.
Muitas dessas deturpações tem por trás interesses profanos e ambiciosos como fama, renome, controle e dinheiro, não o amor ao Divino. Tentar "moldar" a Torá conforme nossos interesses com interpretações contrário ao sentido original é passível de corte no mundo vindouro (Pirkei Avot 3:11).
No futuro, na era messiânica, quando o conhecimento de Torá inundar a terra, se cumprirá o que foi dito pelo profeta: "Naqueles dias, 10 homens de diferentes línguas e de todas as nações seguirão a orla das vestes de cada judeu, dizendo:' Iremos contigo, porque sabemos que D'us está contigo!'"
Por Hannah Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário