sexta-feira, 12 de junho de 2015

"Entre Eu e os filhos de Israel ele (shabat) será um sinal para sempre..."

Por: Hannah Martins

Há mais de três milênios o Shabat tem sido observado, e é considerado "lev hamitsvot" (o coração das mitsvot). Assim como o coração é de extrema importância para o corpo, o cumprimento do shabat tambem o é, pois seu cumprimento equivale a todas as outras mitsvot da Torá, como foi dito: “Shekulá shabat kenêgued kol mitsvot Hatorá” (o shabat equivale a todas as outras mitsvot da Torá).

COMO GUARDO O SHABAT?

Guardar o Shabat envolve não violar as 39 avot melacha (aqueles trabalhos proibidos na construção do Bet Hamikdash - sendo isso "mitsva deorayta", mandamento da Torá) mais algumas mitzvot derabanan (decretada pelos nossos Sábios), porém a pedra fundamental é o imperativo “Zachor veShamor" (lembra e guarda) por nos remeter ao estudo das mitsvot, como foi dito "Grande é o estudo, pois este resulta em atos" (Kidushim 40b). Além de diligência tanto nos estudos (zachor) quanto na prática (shamor), as mitsvot de shabat envolvem amor e obediência, pois somente estes fazem com que lhe demos a honra devida e nos regozijemos verdadeiramente.

"DISSE D'US A MOISES: BELO PRESENTE GUARDO EM MEU COFRE; ELE SE CHAMA SHABAT E DESEJO DÁ-LO A ISRAEL - VÁ E AVISE-OS. " Tratado Shabat.

O Midrash, em nome de Rabi Shimom bar Yochai, diz que no momento da criação o shabat foi até D'us e reclamou: "Por que todos os dias da semana tem um par e eu não?"
D'us então respondeu: " O teu par será o povo de Israel." Disso aprendemos que o Shabat e o povo de Israel estão interligados um ao outro, assim como a D'us, seis dias trabalharemos, porém ao terminar o sexto vem o shabat, dia de descanso; esta é uma das "marcas" que distingue o povo judeu das demais nações.

POR QUÊ AS DUAS VELAS?

São usadas no mínimo duas velas em razão dos mandamentos "zachor et yom hashabat lekadeshô" ("Lembra-te do dia de shabat para o santificar" - Shemot 20:10) e "Shamor et yom hashabat lekadeshô" ("Guarde o dia de shabat para o santificar" - Devarim 5:12). No momento da entrega da Torá, essas duas coisas foram ditas como uma só (o poema Lechá Dodi, recitado no kabalat shabat, remete a isso ao dizer "Guarde e lembre - em um único pronunciamento Tu nos fizeste ouvi-los juntos"). Outro motivo, mais prático, era acender velas pela casa para que as pessoas não tropeçassem nas coisas pela casa devido ao escuro (por ser proibido acender fogo no shabat, acende-se então antes). Mas as duas velas principais - estas sim mantidas até hoje - devem estar preferencialmente no local onde vai ser feita a refeição de shabat que sucede o kidush.

Para finalizar, citando Shemot 31:16-17, no qual D'us fala sobre o shabat: "E guardarão os filhos de Israel o (dia de) shabat, para fazer do shabat em suas gerações por pacto perpétuo. Entre Mim e os filhos de Israel ele (o shabat) será um sinal para sempre...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário