quinta-feira, 23 de abril de 2015

O que aconteceu?

Quem acompanha a história do povo judeu tem algumas coisas a pensar. Vivemos um exílio de quase dois milênios, sofrendo duras perseguições onde quer que estivéssemos. A Inquisição e seus Auto-da-Fé, os pogroms, os almuhadim (linha muçulmana extremista medieval), a infame Shoah (Holocausto)... todos esses males nos atingiram como um povo até a alma. Entretanto, saímos sobreviventes de tudo isso. Nos mostramos capazes de resistir a tudo de ruim que este mundo tem a oferecer.
De 1933 a 1945 foi o governo nazista na Alemanha. Nesse período, pouco mais de 1/4 da população judaica mundial foi dizimada. Com o fim do Holocausto, milhares de judeus tentaram se mudar para Israel, mas a maioria acabou interceptada pelos britânicos e enviada para campos de trânsito no Chipre e outros locais do Mediterrâneo. Mas em 1947, a ONU votou o plano da Partilha, e em 1948 os judeus declararam sua independência na Terra de Israel - uma coisa quase ilógica quando se considera que era o mesmo povo que estava morrendo na Europa.
Mas as coisas ficam ainda mais estranhas: com medo de que os árabes boicotassem o Ocidente com o embargo de venda de petróleo, quase nenhum país (nem mesmo os EUA) vendeu armas a Israel. O resultado: um país de sobreviventes de um massacre, mal armados, tendo que defender seu país contra vários países árabes fortemente armados que juntos tentaram invadir Israel no dia seguinte à sua declaração de independência. Os árabes não haviam aceitado o Plano de Partilha e desejaram toda a região para si. Mas Israel ganhou. A Guerra da Independência durou de 1948 a 1949, e culminou com Israel expandindo seu território muito além das fronteiras estipuladas pela ONU.
Não tem como alguém ver toda a cadeia de eventos da história do povo judeu nestes últimos 100 anos e não identificar um milagre realizado pelo próprio D'us. Como diz uma frase atribuída a Ben Gurion: "Em Israel, para ser realista, é preciso acreditar em milagres".
Para finalizar, cito aqui um trecho do profeta Ezequiel (36:33-35):
"Assim disse o Eterno D'us: No dia em que vos purificar de todas as vossas iniquidades, farei com que as cidades voltem a ser habitadas, e que se edifique novamente nos lugares que ficaram desertos. E a terra voltará a ser cultivada nos lugares onde era uma desolação aos olhos dos que por ali passavam, e dirão: Esta terra, outrora desolada, se tornou no Jardim do Eden, e as cidades, outrora desertas, arruinadas e destruídas, estão agora fortificadas e habitadas!"

Feliz aniversário, Israel!
67 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário