terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Quem será o Rei Messias?

Com ajuda do Eterno, sejamos bem-sucedidos!
1 – O que é "Messias"?
A palavra Messias é uma forma aportuguesada da palavra hebraica "mashiach" (משיח), que significa "ungido". É uma palavra que aparece quase 40 vezes em todo o Tanach, sempre se referindo a reis, profetas e sacerdotes. Aharão, Samuel, David, Elias, Ciro,... Todas essas pessoas foram chamadas de "mashiach". Entretanto, o conceito mais lembrado é o do redentor escatológico de Israel, que muitos se referem a ele como "Rei Messias". É dele que trataremos aqui.

2 – Quando virá o Rei Messias?
A resposta mais simples é: só D'us sabe. Entre muitos Sábios, o pensamento é de que até o ano 6000 do calendário hebraico (estamos no ano de 5774) ele apareça, mas sua vinda pode ser adiantada, caso o povo judeu se torne um povo justo. Segundo a Kabalá, o Rei Messias é o rei David reencarnado (ver Ezequiel 34:23-24, 37:25, etc.), que sempre reencarna em um de seus descendentes, vive 70 anos e, se ainda não for o momento para ser revelado (o profeta Elias que o avisará se é o momento certo ou não), morre para novamente reencarnar. De certa forma, o Messias estaria sempre entre o povo judeu, apenas não tendo ainda sido revelado, o que ocorrerá após a guerra de Gog e Magog (Ezequiel 38-39).

3 – Como o reconheceremos?
O Rei Messias precisará preencher uma lista de pré-requisitos na íntegra, coisa que nenhum candidato cumpriu até hoje. No 11º capítulo da seção Leis dos Reis e das Guerras, de seu livro Mishnê Torá, Maimônides deixa uma lista do que o Messias deverá fazer, para só então ser reconhecido como tal, dentre elas: restabelecer o trono de David, reconstruir o Templo, reunir os dispersos de Israel; trazer os judeus à observância dos mandamentos e restabelecer os sacrifícios.
Qualquer candidato a Messias precisa cumprir todos na íntegra. Caso surja um rei íntegro que seja descendente de David e que estimule todos os judeus a serem observantes e que lute as guerras do Eterno, é possível que seja o Messias. Se ele for bem-sucedido em tudo, reconstruir o Templo e reunir os dispersos de Israel, então nós teremos certeza que é dele que os profetas falaram. Caso ele faça tudo isso, mas morra antes de reconstruir o Templo e/ou reunir os dispersos de Israel, então ele era um rei justo da casa de David, mas não era o prometido Messias.

4 – Quais são as profecias?
Estou longe de querer esgotar o assunto, mas citarei aqui algumas profecias, para esclarecer a mente do leitor.
a) Restabelecer o trono de David: Isaías 9:7, 16:5; Amós 9:11.
b) Reconstruir o Templo: Ezequiel 40 a 46; Miquéias 4:1-2.
c) Estabelecer a paz mundial: Miquéias 4:1-4; Isaías 2:4 e 60:18; Zacarias 14:11.
d) Reunir os dispersos de Israel: Deuteronômio 30:3; Jeremias 3:18 e 32:37; Ezequiel 11:17; Isaías 11:11-12.
e) Trazer todos à observância da Torá: Deuteronômio 3:8-10; Jeremias 31:33; Ezequiel 37:24.
f) Todos conhecerão a D'us: Zacarias 8:23, 14:09 e 14:16; Jeremias 31:34.
g) Ser um líder mundial: Ezequiel 34:23.
Estas são apenas algumas das profecias concernentes ao Messias, escolhi as primeiras listadas por Rambam em seu livro Mishnê Torá. E comparando estas profecias com o atual estado do mundo com suas guerras, fomes, o antissemitismo crescente e o grande descaso com a justiça social apenas confirma que ainda não surgiu o Rei Messias. Que o Eterno possa em breve mandar o descendente de David para trazer Redenção à toda a humanidade.

5 – E o Mashiach ben Yossef?
Ele será a pessoa que iniciará todo o processo de redenção. De acordo com os textos judaicos, ele nascerá na Diáspora, descendente da tribo de Efraim, e começará a Guerra de Gog e Magog (uma guerra defensiva), porém falecendo durante o decorrer da guerra. De acordo com a interpretação talmúdica, entende-se que no período precedente à vinda desse Messias ocorreriam terremotos em Israel e ninguém morreria nestes terremotos.
Há um tempo limite para a vinda do Messias. Mas segundo alguns Sábios, o Messias virá 200 anos antes do tempo limite. Depende dos nossos méritos.
Que tenhamos todos bons atos, busquemos cuidar uns dos outros e melhorar nosso mundo ao redor, e assim apressaremos a Redenção.

FIM? Não, este é apenas o começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário