Para aqueles que preferem ler um texto bíblico com seu texto original, estarei postando aqui.
Isaías 7:1 - O que estava acontecendo? Retzin e Pekah, reis da Assíria e Israel respectivamente, vieram fazer guerra contra o Reino de Judá, mas não conseguiram.
Isaías 7:1 - O que estava acontecendo? Retzin e Pekah, reis da Assíria e Israel respectivamente, vieram fazer guerra contra o Reino de Judá, mas não conseguiram.
וַיְהִי בִּימֵי אָחָז בֶּן יוֹתָם בֶּן עֻזִּיָּהוּ מֶלֶךְ יְהוּדָה עָלָה רְצִין
מֶלֶךְ אֲרָם וּפֶקַח בֶּן רְמַלְיָהוּ מֶלֶךְ יִשְׂרָאֵל יְרוּשָׁלִַם
לַמִּלְחָמָה עָלֶיהָ וְלֹא יָכֹל לְהִלָּחֵם עָלֶיהָ:
"E foi nos dias de Ahaz, filho de Yotam e neto de Uziahu, rei de Judá, que subiram Retzin, rei da Assíria, e Pekah, filho de Remalyahu e rei de Israel, contra Jerusalém para estar em guerra contra ela e não pôde lutar contra ela."
Isaías 7:2 - O medo de invasão recai sobre Judá (me lembrei da Guerra dos Seis Dias - os países árabes tentaram invadir o Estado Judeu, e por todo o Israel foram preparados cemitérios públicos por medo de haver um massacre; terminou que Israel ainda venceu a guerra e triplicou de território).
וַיֻּגַּד לְבֵית דָּוִד לֵאמֹר נָחָה אֲרָם עַל אֶפְרָיִם וַיָּנַע לְבָבוֹ
וּלְבַב עַמּוֹ כְּנוֹעַ עֲצֵי יַעַר מִפְּנֵי רוּחַ:
"E foi dito à Casa de David: Aram se aliançou a Efraim. E o seu coração e o coração de seu povo tremeu como as árvores da floresta tremem por conta do vento."
Isaías 7:3-9 - D'us manda o profeta Isaías tranquilizar os judeus em geral e Ahaz em particular.
וַיֹּאמֶר יְיָ אֶל יְשַׁעְיָהוּ צֵא נָא לִקְרַאת אָחָז אַתָּה וּשְׁאָר יָשׁוּב
בְּנֶךָ אֶל קְצֵה תְּעָלַת הַבְּרֵכָה הָעֶלְיוֹנָה אֶל מְסִלַּת שְׂדֵה כוֹבֵס: וְאָמַרְתָּ אֵלָיו הִשָּׁמֵר
וְהַשְׁקֵט אַל תִּירָא וּלְבָבְךָ אַל יֵרַךְ מִשְּׁנֵי זַנְבוֹת הָאוּדִים
הָעֲשֵׁנִים הָאֵלֶּה בָּחֳרִי אַף רְצִין וַאֲרָם וּבֶן רְמַלְיָהוּ: יַעַן כִּי יָעַץ עָלֶיךָ אֲרָם רָעָה
אֶפְרַיִם וּבֶן רְמַלְיָהוּ לֵאמֹר: נַעֲלֶה בִיהוּדָה וּנְקִיצֶנָּה
וְנַבְקִעֶנָּה אֵלֵינוּ וְנַמְלִיךְ מֶלֶךְ בְּתוֹכָהּ אֵת בֶּן טָבְאַל: כֹּה
אָמַר אֲדֹנָי יְיָ לֹא תָקוּם וְלֹא תִהְיֶה: כִּי רֹאשׁ אֲרָם דַּמֶּשֶׂק וְרֹאשׁ
דַּמֶּשֶׂק רְצִין וּבְעוֹד שִׁשִּׁים וְחָמֵשׁ שָׁנָה יֵחַת אֶפְרַיִם מֵעָם: וְרֹאשׁ אֶפְרַיִם שֹׁמְרוֹן וְרֹאשׁ
שֹׁמְרוֹן בֶּן רְמַלְיָהוּ אִם לֹא תַאֲמִינוּ כִּי לֹא תֵאָמֵנוּ:
"E o Eterno disse a Isaías: Saia agora ao encontro de Ahaz, tu e Shear-Yashuv (significa "o remanescente se assentará"), teu filho, à borda do canal do reservatório elevado que se encontra a caminho do campo das lavadeiras. E dirás a ele: Esteja tranquilo e te aquietes, que o teu coração não temas nem desmaie por causa das fagulhas dessas duas brasas fumegantes, da ira exaltada de Retzin e Aram, e do filho de Remalyahu. Porque eles se aconselharam entre si trazer mal sobre ti, Aram e Efraim e o filho de Remalyahu, dizendo: Subamos contra Judá e a provocaremos, e a anexaremos a nós, e façamos reinar um rei dentro dela o filho de Taval. Assim diz o Eterno: Não se erguerá e não será! Pois a cabeça de Aram é Damasco, e a cabeça de Damasco é Retzin, e em mais 65 anos Efraim deixará de ser nação. E a cabeça de Efraim é Samaria, e a cabeça de Samaria é Remalyahu; se vocês não acreditarem, é porque vocês não confiaram."
Isaías 7:10-11 - D'us diz que Ahaz pode pedir um sinal de que Judá seria salva.
וַיּוֹסֶף יְיָ דַּבֵּר אֶל אָחָז לֵאמֹר: שְׁאַל לְךָ אוֹת מֵעִם יְיָ אֱלֹהֶיךָ הַעְמֵק שְׁאָלָה אוֹ הַגְבֵּהַּ לְמָעְלָה:
"E o Eterno continuou a falar a Ahaz, dizendo: Peça para ti um sinal vindo do Eterno, dos vales pedirás ou das alturas acima."
Isaías 7:12 - Ahaz se recusa a pedir um sinal, para não tentar o Eterno.
וַיֹּאמֶר אָחָז לֹא אֶשְׁאַל וְלֹא אֲנַסֶּה אֶת יְיָ:
"E Ahaz disse:- Não pedirei e não tentarei o Eterno."
Isaías 7:13 - D'us fala, atravéz de Isaías, que mesmo assim dá um sinal a Ahaz, para que fique evidente que foi a Providência Divina.
וַיֹּאמֶר שִׁמְעוּ נָא בֵּית דָּוִד הַמְעַט מִכֶּם הַלְאוֹת אֲנָשִׁים כִּי
תַלְאוּ גַּם אֶת אֱלֹקָי:
"E disse: Ouça agora, ó Casa de David, é pouco para vocês desdenhar os homens, e agora desdenharão também a meu D'us?"
Isaías 7:14-17 - Aqui, a criança que serviria de sinal para Ahaz de que ele deveria confiar que D's estaria com ele e com o Reino de Judá diante da ameaça dos reis do Reino de Israel (norte) e do Reino da Assíria.
לָכֵן יִתֵּן אֲדֹנָי הוּא לָכֶם אוֹת הִנֵּה הָעַלְמָה הָרָה וְיֹלֶדֶת בֵּן
וְקָרָאת שְׁמוֹ עִמָּנוּ אֵל: חֶמְאָה וּדְבַשׁ יֹאכֵל לְדַעְתּוֹ
מָאוֹס בָּרָע וּבָחוֹר בַּטּוֹב: כִּי
בְּטֶרֶם יֵדַע הַנַּעַר מָאֹס בָּרָע וּבָחֹר בַּטּוֹב תֵּעָזֵב הָאֲדָמָה אֲשֶׁר
אַתָּה קָץ מִפְּנֵי שְׁנֵי מְלָכֶיהָ: יָבִיא יְיָ עָלֶיךָ וְעַל
עַמְּךָ וְעַל בֵּית אָבִיךָ יָמִים אֲשֶׁר לֹא בָאוּ לְמִיּוֹם סוּר אֶפְרַיִם
מֵעַל יְהוּדָה אֵת מֶלֶךְ אַשּׁוּר:
"Portanto, o próprio Eterno dará para ti um sinal: Eis aqui esta jovem grávida, e ela está gerando um filho, e se chamará o nome dele Imanu El (D'us está conosco). Ele comerá creme e mel, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem. Porque antes que a criança rejeite o mal e escolha o bem, a terra de cujos dois reis tu temes será abandonada. O Eterno trará sobre ti, sobre teu povo e sobre a casa de teu pai dias que não vieram desde o dia em que Efraim se separou de Judá e se voltou ao rei da Assíria."
Isaías 7:18-20 - O profeta descreve de que forma D'us estaria livrando o Reino de Judá da ameaça desses dois reis.
וְהָיָה בַּיּוֹם הַהוּא יִשְׁרֹק יְיָ לַזְּבוּב אֲשֶׁר בִּקְצֵה יְאֹרֵי
מִצְרָיִם וְלַדְּבוֹרָה אֲשֶׁר בְּאֶרֶץ אַשּׁוּר: וּבָאוּ וְנָחוּ כֻלָּם בְּנַחֲלֵי
הַבַּתּוֹת וּבִנְקִיקֵי הַסְּלָעִים וּבְכֹל הַנַּעֲצוּצִים וּבְכֹל
הַנַּהֲלֹלִים: בַּיּוֹם הַהוּא יְגַלַּח אֲדֹנָי
בְּתַעַר הַשְּׂכִירָה בְּעֶבְרֵי נָהָר בְּמֶלֶךְ אַשּׁוּר אֶת הָרֹאשׁ וְשַׂעַר
הָרַגְלָיִם וְגַם אֶת הַזָּקָן תִּסְפֶּה:
"E será naquele dia que o Eterno assobiará à mosca que está à beira dos canais do Egito, e à abelha que está na terra da Assíria. E virão e pousarão todos elas nos vales desoados e nas fendas das rochas, e em todos os espinhos e em todas as sarças. Naquele dia o Eterno barbeará com a navalha arrendada (ou "com o estodo da espada arrendada") ao outro lado do rio, ao rei da Assíria, a cabeça e o cabelo das pernas e também a barba será cortada."
Isaías 7:21-22 - Nesse ponto, explica o por que a criança de Isaías 7:14 comerá creme e mel e quando essa criança nasceria, ou seja, nasceria ainda na época de Ahaz.
וְהָיָה בַּיּוֹם הַהוּא יְחַיֶּה אִישׁ עֶגְלַת בָּקָר וּשְׁתֵּי צֹאן: וְהָיָה מֵרֹב עֲשׂוֹת חָלָב יֹאכַל
חֶמְאָה כִּי חֶמְאָה וּדְבַשׁ יֹאכֵל כָּל הַנּוֹתָר בְּקֶרֶב הָאָרֶץ:
"E será naquele dia que cada homem manterá vivo uma vaca e duas ovelhas. E será, por causa da grande produção de leite comerá creme, porque comerá creme e mel todo o que permanecer nos termos da terra."
Isaías 7:23-25 - Como seria o fim dos Reinos de Israel e da Assíria por tentarem atacar o Reino de Judá.
וְהָיָה בַּיּוֹם הַהוּא יִהְיֶה כָל מָקוֹם אֲשֶׁר יִהְיֶה שָּׁם אֶלֶף גֶּפֶן
בְּאֶלֶף כָּסֶף לַשָּׁמִיר וְלַשַּׁיִת יִהְיֶה: בַּחִצִּים וּבַקֶּשֶׁת יָבוֹא
שָׁמָּה כִּי שָׁמִיר וָשַׁיִת תִּהְיֶה כָל הָאָרֶץ: וְכֹל הֶהָרִים אֲשֶׁר בַּמַּעְדֵּר
יֵעָדֵרוּן לֹא תָבוֹא שָׁמָּה יִרְאַת שָׁמִיר וָשָׁיִת וְהָיָה לְמִשְׁלַח שׁוֹר
וּלְמִרְמַס שֶׂה:
"E será naquele dia, em todo lugar que lá houver, que serão as milhares de vinhas que valem milhares de peças de prata cada, ao verme e ao espinho. Com flechas e com arcos virão até lá, pois vermes e espinhos estarão sobre toda aquela terra. E sobre todas as montanhas que haviam sido lavradas com arado não virá o temor do verme e do espinho, e serão para o pasto de boi e o pastoreio de ovelhas."
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