terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Eshet chayil

Provérbios 31 é um poema que descreve as qualidades de uma virtuosa mulher de caráter exemplar e perfeita conduta para com seu marido e filhos e, sobretudo temente a D'us. Ela se destaca não por sua beleza, mas por sua moral irrepreensível e força (equilíbrio).
Nossa beleza não se encontra em nudez exposta, roupas provocantes ou sensualidade exarcebada; pelo contrário, está em nossa submissão a Hashem e é refletida através de nossa modéstia, bondade e compaixão; está no conselho sábio que sai da nossa boca, na administração da casa, na educação dos filhos, na busca contínua de aperfeiçoar nossa vida e dos que estão ao nosso redor.
Pra alguns homens pode ser muito honroso se deparar com uma bela esposa ao chegar em casa, mas se esta não tiver virtudes louváveis sendo egoísta, fútil e medíocre, sua vida se transformará em um verdadeiro "inferno" e sua bela esposa em nada ajudará. No entanto, se a mesma o esperar sempre com um sorriso, amá-lo, respeitá-lo e honrá-lo, sua beleza pouco importará.
A Eshet Chayil trabalha suas qualidades morais e espirituais, o físico é apenas um reflexo, mero detalhe.

Por Hannah Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário