Na Torá, temos o mandamento do shabat. Nada mais agradável ao judeu ter um dia de cada semana inteiramente dedicado ao seu Criador. Entretanto, uma dúvida permanece: se na Torá diz que não podemos acender fogo no shabat, então por que as velas? Aqui é bem simples: as velas são acesas logo antes do começo do shabat, então não se trata de uma violação por terem sido acesas antes do shabat propriamente dito.
Agora outra pergunta: por que duas velas? Esta é uma pergunta cuja resposta é mais elaborada. Na Torá, temos duas vezes a leitura dos Dez "Mandamentos": na primeira vez (Exodo 20:8) é dito do shabat "Lembre do dia de shabat para o santificar (...)", enquanto que na segunda vez (Deuteronomio 5:12) diz "Guarde o dia de shabat para o santificar (...)". Os nossos Sábios z"l nos legaram um conhecimento da Torá Oral que fala que tanto o "lembre" como o "guarde" foram ditos juntos no momento em que D'us pronunciou o Decálogo no Mte Sinai - algo que é citado em um dos piyutim de shabat que cantamos, o Lechá Dodi. Então, como alusão a este fato, acendemos (pelo menos) duas velas em honra do shabat, uma por "zachor" (lembre) e outra por "shamor" (guarde).
Piyut (pl. piyutim): poemas religiosos judaicos cantados, muito usados nas liturgias de Shabat e outras festas judaicas.
Por Gabriel Falcão
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