segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Mandamentos da bat Noach


Nem todas as mitsvot essências à mulher judia são acessíveis as bat Noach e mulheres tementes a HaShem, pois se assim fosse não haveria distinção entre judia e gentia e todos passariam a ser praticantes do judaísmo.
As mitsvot exclusivas as mulheres judias são as seguintes:

1) Acender as velas do Shabat
Guardar o shabat em geral é exclusivo do povo judeu, não sendo acessível a outros povos (o que não impede um não-judeu de tratar respeitosamente a data, quer seja não trabalhando ou simplesmente tornando o dia mais agradável que os outros na convivência familiar). É um mandamento que foi dado ao povo judeu como sinal entre os judeus e D'us; portanto, um não-judeu não tem o shabat como sinal entre si e D'us, já que a Torá exxplicita isso (Exodo 31:17). O mesmo se aplica às Festas Judaicas, como Pessach, Shavuot, Sukot, Yom Kipur, Rosh Hashaná, etc, por serem "edut", "testemunhos" da história do povo judeu.

2) Separar a chalá
Este também é um mandamento dado exclusivamente ao povo judeu. O mandamento ordena que uma porcentagem da massa do pão posse separada e entregue aos sacerdotes no Templo de Jerusalém. Hoje em dia, sem Templo, muitas judias separam uma parte da massa e a queimam, já que não há Templo para cumprir o mamdamento como se deve.

3) Alimentação casher
Diferente da mulher judia, que tem levar à sua messa apenas alimentos casher (isso desde o abate do animal), a bat noach deve ter cuidado em apenas não causar sofrimento ao animal que deverá ser comido (ou animal que para ser morto foi morto de forma a lhe causar sofrimento). Obviamente é adequado que a não-judia saiba a procedência, principalmente dos alimentos de origem animal, porém pode, caso queira comer porco por exemplo, pois suas leis são mais lenientes.

4) Leis da Pureza Familiar (Taharat Hamispachá)
Uma mulher que não nasceu judia ou tenha passado por um Beit Din (para fazer a conversão), não precisa guardar os sete dias de pureza nem ir ao micvê. É aconselhável que evite relações durante os dias de sangramento, cessado o sangramento não há proibição quanto a coabitar com seu marido.

5) Cobrir os cabelos
A mitsvá de cobrir os cabelos é cabivel apenas às mulheres judias casadas, sendo as solteiras, separadas e viuvas, isentas deste mandamento. Este mandamento não é cumprido apenas em público ou no momento das orações, mas em todo o tempo desde o acordar ao deitar. As banot noach ("filhas de Noach") não têm necessidade de cumprir este mandamento (que, aliás, sequer é mandamento para as não-judias).

Porque essas mitsvot são apenas para as mulheres judias (nascidas ou convertidas)?
Os mandamentos específicos do povo judeu são mamdamentos majoritariamente pertinentes a eventos que ocorreram na histôria específica do povo judeu. Tefilin, tsitsit, mezuzá, as festas, shabat,... todos eles foram dados ao povo judeu em recordação da saída do Egito ou como sinal do pacto que D'us estabeleceu entre Si e o povo judeu.
Segundo o Rambam em Mishne Torah, Hilchot Melachim 10:9 diz que um não judeu que tenta cumprir a Torá quanto ao que é restrito ao pacto sináitico é chayav mitá, 'digno de morte' (o que não quer dizer que deva ser condenado à morte).

ט] עַכּוּ''ם שֶׁעָסַק בַּתּוֹרָה חַיָּב מִיתָה. לֹא יַעֲסֹק אֶלָּא בְּשֶׁבַע מִצְוֹת שֶׁלָּהֶן בִּלְבַד
"9] Um não-judeu que se ocupou da Torá (para fazer os mandamentos pertinentes ao povo judeu apenas) é digno de morte; não deve se ocupar a não ser de suas sete leis."
Se mesmo assim uma "goiá tsadiká" (gentia justa) esteja disposta a cumpri-los, é aconselhavel procurar uma conversão à luz da Halachá, pois, para cumpri-las, não há diferença entre uma natural ou prosélita.

Por favor, não pensem que isso é preconceito por parte dos judeus, pois não é. Até mesmo entre os judeus há diferença entre mandamentos para reis, sacerdotes e demais judeus. Um rei não pode entrar no santo dos santos em Yom Kipur, bem como um cohen não pode se separar e casar de novo com a mesma mulher ainda que outro não a tenha tomado como no caso dos demais judeus, o filho mas novo não faz o jejum dos primogênitos, etc. Todos somos iguais, mas com funções e obrigações diferentes. E, assim como há diferenças de funções entre cada judeu (mulheres e homens, cohanim, leviim e yisraelim, etc), também há diferença de funções entre judeus e não-judeus neste mundo. Porém, no final de tudo, somos todos seres humanos criados por D'us, amados e cuidados igualmente.

Estudo realizado por Hannah Martins e Gabriel Abensur

5 comentários:

  1. Muito esclarecedor. Obrigada

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  2. Fico com a Torah, onde em Bamidbar diz que:

    A mesma lei e o mesmo rito haverá para vós outros e para o estrangeiro que mora convosco.

    Bamidbar 15:16

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    1. O estrangeiro, neste caso, é o convertido (>>"que mora convosco"<<).

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  3. Porém, se algum estrangeiro se hospedar contigo e quiser celebrar a Páscoa do Senhor , seja-lhe circuncidado todo macho; e, então, se chegará, e a observará, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela.
    Êxodo 12:48

    🤷‍♂️

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    1. Esse trecho descreve o processo de conversão, basicamente.

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