"Todo sétimo é querido eternamente [...]; dentre os meses, o sétimo é querido, como foi dito [Levítico 23:24]: No sétimo mês, ao primeiro do mês." (Midrash Rabá, Chumash Vayikrá 29:11)
"[...] Em primeiro de Elul é a 'cabeça de ano' para [a contagem do] dízimo dos animais. - Rabi Elazar e Rabi Shim'on dizem que é em primeiro de Tishrê. Em primeiro de Tishrê é a 'cabeça do ano' para [a contagem dos] anos, shemitá [ano sabático], yovel [jubileu], plantação e vegetais. [...]" (Mishná Rosh Hashaná, 1:1)
Ao anoitecer do dia 13 de setembro de 2015 (calendário ocidental), inicia-se a festa de Rosh Hashaná, o ano novo judaico, e é uma festa que dura dois dias, tanto em Israel como na Diáspora. Esta festa ocorre no primeiro e segundo dias do mês hebraico de Tishrê, que é chamado na Torá de "sétimo mês" (pois os meses são contados a partir de Nissan) e no livro de I Reis é chamado de "mês de Etanim" (lit.: "mês dos fortes", pois neste mês nasceram os patriarcas, e eles eram chamados de "os fortes do mundo").
Da Torá, recebemos o mandamento de ouvir o toque do shofar neste dia. A Mishná (Rosh Hashaná 1:2) explica que neste dia "todos os que vêm ao mundo passam diante dEle como gado" para serem julgados - o mazal correspondente a este mês no qual cai Rosh Hashaná é a Balança, pois nessa época todas as boas e as más ações das pessoas são pesadas perante Ele. O toque do shofar em Rosh Hashaná serve para despertar o ser humano ao arrependimento e para que se prepare para estar diante de D'us, que julga toda a terra com bondade. O Midrash diz que três coisas anulam o mal decreto, sendo elas a reza, a caridade e o arrependimento; os judeus mais observantes procuram se esforçar nas rezas nessa época, procuram praticar mais caridade e ajudar mais os necessitados, além de procurar perdão tanto de D'us como das pessoas que eles podem ter ofendido e/ou prejudicado neste ano que passou.
Possamos todos ser inscritos e selados para um bom ano que se iniciará. E que neste ano possamos ver a completa redenção e a reconstrução do Templo Sagrado em seu devido lugar para nele servirmos a D'us de forma completa.
Shaná tová umetuká - tenham um ano bom e doce.

Nenhum comentário:
Postar um comentário