terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Estudos do Kitzur Shulchan Aruch - Leis relacionadas ao que fazer de manhã cedo ao acordar


O primeiro capítulo do Kitzur Shulchan Aruch trata das primeiras atitudes que devem ser tomadas por todo judeu logo de manhã cedo.

No total, o primeiro capítulo deste Kitzur traz sete "cláusulas" ("sa'if"), sendo elas:
1) Colocar sempre o Eterno à frente de tudo;
2) Recitar o Modê Ani;
3) Ser determinado e se fortalecer para cumprir a vontade Divina;
4) Ser assíduo nas rezas da manhã;
5) Rezar e estudar a Mishná à meia-noite ou antes do nascer do sol;
6) Ao recitar, recitar lendo e não de cor;
7) Finalizar as orações de súplicas sem pronunciar o Nome de D'us.

1 – COLOCAR SEMPRE O ETERNO À FRENTE DE TUDO
Outro livro de lei judaica, Mishná Berurá, começa dizendo a seguinte frase: "Ele se fortalecerá como um leão ao se erguer pela manhã para o serviço da Sua criação". O comentário à essa frase diz: "Pois para isso foi criado o homem, como dizia o escrito 'Tudo é chamado em Meu Nome, e pela minha Honra o fiz' (Isaías 43:7)". O livro de Salmos traz ainda mais um trecho: "Sempre coloquei o Eterno diante de mim, pois Ele está à minha direita para que eu não seja abalado" (Salmos 16:8). Meditar nesses dois versículos (de Isaías e dos Salmos) é essencial para que desenvolvamos temor dos Céus e reconhecimento da soberania do Eterno, e sobre isso diz Antignos de Socho (Pirkê Avot 1:3) "(...) e esteja o temor dos Céus sobre vocês", e também o Rei Salomão diz (Provérbios) "O temor ao Eterno é o princípio do conhecimento (...)".

2 – RECITAR O MODÊ ANI
O "Modê Ani" deve ser recitado tão logo se acorda, e é constituído da seguinte frase (tradição dos sefardim e asquenazim) "Modê ani lefanêcha, Mêlech chai vekayam, shehechezarta bi nishmati bechemlá, rabá emunatêcha" (Agradeço a Ti, Rei vivo e existente, que devolveste dentro de mim minha alma com piedade, grande é a Tua fidelidade). Sua kavaná (intenção) pode ser considerada como o princípio do cumprimento do primeiro artigo deste capítulo.
Segundo a tradição marroquina no Sidur Baba Sali (de Rav Yisrael Abuchatzira z"l), o texto diz "Modê ani lefanêcha, Mêlech chanun verachum, shehechezarta bi nishmati bechemlá, rabá emunatêcha. Yehi ratzon sheyehê libí nachon umsor beyadái velô ech'ôs velô ech'ischá" (Agradeço a Ti, Rei clemente e misericordioso, que devolveste dentro de mim minha alma com piedade, grande é a Tua fidelidade. Seja Tua vontade que meu coração seja correto e que o entregue em minhas mãos, e para que eu não me ire nem que eu Te ire) - o texto do Sidur Darkê Avot Hashalem, também no costume marroquino, segue a forma sefardi normal.

3 – SER DETERMINADO E SE FORTALECER PARA CUMPRIR A VONTADE DIVINA
Pirkê Avot 5:20 traz: "Yehudá Ben Temá diz: Seja ousado como o tigre (não se envergonhar ao cumprir uma mitzvá), ágil como a águia (afastar rapidamente os olhos para não ver nada indevido, por ser o princípio de uma transgressão), ligeiro como o cervo (apressar-se para cumprir uma tzedaká/caridade e praticar o bem) e forte como o leão (relativo ao coração, para controlar sua "má" inclinação) para cumprir a vontade (os mandamentos) de teu Pai Celestial".
O livro Arba'á Turim (1b e 2a) traz ainda a seguinte explicação: "O rei David – sobre ele haja paz – costumava rezar por três destas, mas rezava em outra ordem e disse (Salmo 119:35-37) 'Me guie no caminho dos Teus mandamentos' como referente às pernas, e então disse 'incline meu coração' e então disse 'aparte meus olhos de ver coisas vãs', e lembrou que no coração se encontra a inclinação e no olho a transgressão, pois o coração está sob o controle de sua inclinação no caminho bom ou para o mal. Logo após ver atitudes vãs, rezou para que Ele o ajudasse para que sua inclinação fosse para o bom caminho, mas ver coisas vãs não está sob seu controle, pois é possível que lhe ocorra de surpresa e o veja, sendo por isso que rezou para que afaste seus olhos de ver coisas vãs (...)".

4 – SER ASSÍDUO NAS REZAS DA MANHÃ
Assim como somos assíduos para acordar cedo por causa de trabalho e outras causas que geram ganhos financeiros, devemos ser muito mais cuidadosos ao acordar cedo para cumprir as rezas, pois o mundo todo sobre isso se sustenta como disseram os homens da Grande Assembléia (Pirkê Avot 1:2) "Sobre três coisas o mundo se mantém: sobre a Torá, sobre o serviço divino (as rezas) e sobre atos de bondade".

5 – REZAR E ESTUDAR A MISHNÁ À MEIA-NOITE OU ANTES DO NASCER DO SOL
Salmo 1:2 "Pois na Torá do Eterno está seu agrado, e em Sua Torá meditará dia e noite".
Salmo 77:7 "Lembrarei de minha canção à noite; com meu coração meditarei, e meu coração buscou diligentemente".
Salmo 119:62 "À meia-noite me levantarei para Te agradecer, pelas Tuas justas ordenanças".
Salmo 134 "Canto dos degraus. Eis, bendigamos ao Eterno, todos os servos do Eterno, que permanecem na Casa do Eterno às noites. Ergam suas mãos em santidade e bendigamos ao Eterno. Que o Eterno te abençoe desde Sião, Aquele que faz Céus e Terra".
Lamentações 2:19 "Levante e cante alegremente à noite, à hora da primeira guarda noturna (...)".
Segundo o Kitzur Shulchan Aruch, o primordial no estudo noturno da Torá é a Torá Oral, a Mishná, e o significado místico é de que Mishná (משנה) e neshamá/alma elevada (נשמה) são na verdade escritas com as mesmas letras. E quem não puder estudar a Mishná, deverá recitar salmos ou fazer orações de súplicas.

6 – AO RECITAR, RECITAR LENDO E NÃO DE COR
Esta proibição se aplica aos casos em que a pessoa pretende estudar Torá ou conduzir rezas e leituras dos Salmos, no caso de o indivíduo estar fazendo as rezas de forma a desobrigar os acompanhantes (no caso de haver um minyan – quorum de 10 pessoas). Um cego pode recitar de cor.

7 – FINALIZAR AS ORAÇÕES DE SÚPLICAS SEM PRONUNCIAR O NOME DE D'US
As orações de súplicas devem ser finalizadas com "Baruch Atá shomêa tefilá" (Bendito és Tu que ouves a reza), sendo vetado pronunciar o Nome do Eterno ao citar essa benção após uma oração de súplica.

ORIGEM DOS TRÊS TURNOS DAS REZAS
Shacharit (reza da manhã): "Além da oferenda de elevação da manhã que é a oferenda eterna..." (Números 28:23).
Minchá (reza da tarde): "E a alma que aproximar a oferenda de aproximação de manjares ao Eterno..." (Levítico 2:1).
Ma'ariv ou Arvit (reza da noite): "E o outro cordeiro oferecerás ao anoitecer... Será oferenda eterna para suas gerações..." (Êxodo 29:41).

"E Eu os trarei ao monte da Minha santidade e se alegrarão na casa da Minha oração; suas oferendas de elevação e seus sacrifícios serão do Meu agrado sobre o Meu altar, pois meu Templo será chamado Casa de Oração para todos os povos." – Isaías 56:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário