Ao cair a noite do dia 24 de setembro de 2014 se iniciará o dia conhecido como Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico. Na Torá, ele é chamado de Yom Teruá (Dia do toque do shofar), e assim nos foi ordenado na Torá: "E no sétimo mês, ao primeiro do mês, reunião sagrada será para vocês, todo tipo de trabalho(*) não fareis; dia do toque (do shofar) será para vocês" (Números 29:1). Primeira coisa que notamos: por que seria o começo do ano, sendo que na Torá fala "sétimo mês"? A resposta se encontra em Tratado Sanhedrin 2a, que diz: "Há quatro cabeças dos anos; em 1º de nissan é a cabeça de ano para os reis e as festas de peregrinação (...) em 1º de tishrei é a cabeça de ano para (contar) os anos, anos de shemitá, anos de yovel, plantas e verduras". Imediatamente fica claro: a contagem dos meses é feita a partir da saída do povo judeu do Egito no mês de nissan, enquanto que a contagem dos anos é feita a partir da criação do mundo no mês de tishrei.
De acordo com nossos sábios, nesse dia D'us começa o julgamento de toda a Criação, dando início a um processo de 10 dias que finaliza em Yom Kipur, o Dia do Perdão. No primeiro dia (Rosh Hashaná), as pessoas que são muito justas - conhecidas como "tzadikim" - são inscritas e seladas no Livro da Vida para um bom ano, enquanto que as pessoas intermediárias e os malvados terão até o décimo dia (Yom Kipur) para se arrepender e buscar perdão de D'us - uma frase bastante repetida nesse período é "tzedaká (caridade/justiça), reza e arrependimento apartam o mau decreto". Neste "Livro da Vida" são inscritas todas as pessoas que terão um bom ano que se inicia. Vale ressaltar que não implica necessariamente que todo justo estará vivo, mas que participará de uma Presença Divina de forma mais revelada. No Dia do Perdão, todo esse julgamento é selado. Segundo os nossos Sábios, no caso excepcional de uma pessoa má se arrepender sinceramente e passar a praticar o que é certo depois desse período, qualquer mau decreto que tenha sido estabelecido contra ela acaba anulado.
Possamos refletir mais em nossas ações e sermos selados para um bom ano que se inicia.
De acordo com nossos sábios, nesse dia D'us começa o julgamento de toda a Criação, dando início a um processo de 10 dias que finaliza em Yom Kipur, o Dia do Perdão. No primeiro dia (Rosh Hashaná), as pessoas que são muito justas - conhecidas como "tzadikim" - são inscritas e seladas no Livro da Vida para um bom ano, enquanto que as pessoas intermediárias e os malvados terão até o décimo dia (Yom Kipur) para se arrepender e buscar perdão de D'us - uma frase bastante repetida nesse período é "tzedaká (caridade/justiça), reza e arrependimento apartam o mau decreto". Neste "Livro da Vida" são inscritas todas as pessoas que terão um bom ano que se inicia. Vale ressaltar que não implica necessariamente que todo justo estará vivo, mas que participará de uma Presença Divina de forma mais revelada. No Dia do Perdão, todo esse julgamento é selado. Segundo os nossos Sábios, no caso excepcional de uma pessoa má se arrepender sinceramente e passar a praticar o que é certo depois desse período, qualquer mau decreto que tenha sido estabelecido contra ela acaba anulado.
Possamos refletir mais em nossas ações e sermos selados para um bom ano que se inicia.
(*) Melechet avodá: trabalhos que são proibidos no shabat.

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